Uma cultura organizacional que se desenvolve apenas de forma espontânea pode deixar muitas brechas. Colaboradores insatisfeitos, prejuízos na performance e uma reputação que não reflete os verdadeiros valores da empresa são algumas delas.
Por isso, adotar uma abordagem estratégica para gerir a cultura e o clima, focando nos principais objetivos do negócio, é essencial! Olhar para dentro, mudar a perspectiva, ser empático, intencional e flexível são algumas atitudes que fazem toda a diferença.
Mas como colocar tudo isso em prática?
1º PASSO: Diagnóstico Detalhado
Realizar um diagnóstico detalhado para entender a realidade da sua empresa e as perspectivas dos colaboradores, avaliando os reflexos do clima na produtividade diária e no ambiente de trabalho.
2º PASSO: Objetivos do Negócio
Determinar quais são os objetivos da empresa com o intuito de definir onde ela pretende chegar, construir um ambiente de trabalho que se conecte com as metas e estabelecer as melhores estratégias para isso.
3º PASSO: Posicionamento, Valores e Personalidade
Definir claramente o posicionamento da empresa, seus valores e personalidade para criar um alicerce sólido que vai orientar todas as decisões e comportamentos dentro da organização.
4º PASSO: Conexão entre Colaboradores e a Empresa
Estabelecer uma forte conexão entre os colaboradores e a empresa para alinhar o engajamento e esforços da equipe com os objetivos estratégicos do negócio.
5º PASSO: Satisfação dos Colaboradores
Olhar para além do mercado e dos clientes, priorizando o nível de satisfação dos colaboradores e o que acontece dentro da empresa.
6º PASSO: Empatia e Escuta Ativa
Ser empático e praticar a escuta ativa para criar uma conexão genuína e promover um ambiente de trabalho mais humano, acolhedor e suscetível a alcançar melhores resultados.
7º PASSO: Atuação Intencional
Atuar com intencionalidade para estabelecer objetivos claros e definir exatamente o que deseja alcançar em cada passo dado. Uma cultura organizacional eficaz não é acidental.
8º PASSO: Flexibilidade
Ser flexível e estar aberto a mudanças para promover um ambiente mais harmonioso, eficiente e com mais potencial para lucratividade. A ausência de adaptabilidade impacta em uma cultura engessada que não abre espaço para o diálogo.
Alinhando Cultura e Resultados
Transformar uma cultura organizacional requer tempo e dedicação! Com o direcionamento certo e um planejamento estratégico bem estruturado, é possível construir um ambiente de trabalho eficiente e produtivo, que reflete positivamente no sucesso e na lucratividade do negócio.
A Matilda pode ajudar sua empresa a aplicar as melhores estratégias com foco nos resultados na consolidação de uma cultura forte e alinhada!
Vamos juntos criar esse novo caminho?